Esta página disponibiliza as classificações estatísticas nacionais, para temas selecionados, usadas no sistema estatístico e nos cadastros administrativos do País e as classificações internacionais a elas associadas.

Grupo de trabalho para Classificação Nacional de Atividades Econômicas

O Grupo de Trabalho CNAE foi constituído, de acordo com a decisão tomada pelos membros da Concla em sua 12ª Reunião, em 02/10/2001, com o objetivo de definir os ajustes a serem incorporados à Classificação Nacional de Atividades Econômicas-CNAE. Foram discutidas as modificações necessárias à CNAE para mantê-la comparável à ISIC versão 3.1, implementada em 2003, e para introduzir os aperfeiçoamentos apontados pela prática de sua utilização nas pesquisas do sistema estatístico.

O GT CNAE foi também incumbido de responder ao questionário preparado pela Divisão de Estatísticas das Nações Unidas para captar a opinião dos países que utilizam a ISIC/CIIU quanto a questões conceituais e metodológicas referentes à sua revisão, já em curso, que resultará em nova versão (ISIC 4.0), a ser implementada em 2007. A resposta do Brasil, a de outros países e uma síntese das respostas estão disponíveis nesta página da Internet para consulta.

O GT CNAE iniciou seus trabalhos em outubro de 2001 e concluiu as discussões relativas a atualização da CNAE versão 1.0 em agosto de 2002. Resumos das discussões realizadas e das decisões tomadas podem ser consultados nos relatórios produzidos após cada uma dessas reuniões, e as modificações na CNAE estão sintetizadas no documento "Resumo das Alterações".

A composição do GT CNAE incluiu, além dos representantes indicados pelos Ministérios que fazem parte da Concla, técnicos da Fundação SEADE e da Confederação Nacional da Indústria-CNI.

No período 2004 a 2006, aconteceram as discussões da revisão da CNAE 2.0, que contou com ampla participação de Grupos Técnicos Setoriais compostos por representantes de entidades públicas e privadas, sobretudo de segmentos empresariais e órgãos públicos voltados a políticas setoriais. A revisão da CNAE 2.0 seguiu o cronograma de revisão da ISIC/CIIU 4.

O IBGE, como órgão gestor da CNAE, divulgou a versão 2.0 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE em 2006 (resolução Concla 1/2006 de 04/09/2006).

A CNAE foi editada em duas publicações: a CNAE 2.0 e a CNAE 2.0 para uso da Administração Pública.


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística