Esta página disponibiliza as classificações estatísticas nacionais, para temas selecionados, usadas no sistema estatístico e nos cadastros administrativos do País e as classificações internacionais a elas associadas.

Ao longo de 2004, terão continuidade as discussões para a revisão da CNAE, versão 2.0, a ser implementada em 2007, adotando-se o mesmo calendário proposto para a implementação da classificação internacional. O Grupo de Trabalho CNAE, que será composto por representantes indicados pela Comissão Nacional de Classificação - Concla, vai definir as modificações a serem introduzidas na nova versão da CNAE com base nos documentos referentes à 4a revisão da Classificação Internacional de Atividades Econômicas Internacional - ISIC/CIIU e nas observações decorrentes da experiência de implantação da CNAE. Os documentos referentes à revisão 4 da ISIC/CIIU foram elaborados pelo Subgrupo Técnico de Especialistas em Classificações Econômicas e Sociais Internacionais da Divisão de Estatísticas das Nações Unidas com base em consultas a instituições estatísticas de vários países e estão, a seguir, apresentados.

Principais documentos referentes à revisão 4 da ISIC/CIIU

1 - Respostas dos países à primeira consulta da Divisão de Estatísticas das Nações Unidas realizada em 2001: Brasil, Espanha, Estados Unidos, França e Inglaterra.

2 - Documentos divulgados em 2003:
- Comments and opinions of the Brazilian Statistical Office - IBGE on the draft Concepts Paper concerning the ISIC 2007 Revision, prepared by the Technical Subgroup -TSG
- "A possible structure for the revised International Standard Industrial Classification of All Economic Activities (ISIC), Revision 4
- 2003 Questionnaire for the ISIC and CPC revision
- Concept Paper

3 - Documento divulgado em 2004:
Report of the Secretary-general on international economic and social classifications (E/CN.3/2004/22) - Resumo em português

Próximas etapas dos trabalhos da revisão 4:

- março de 2004: proposta de detalhamento completo da ISIC/CIIU revisão 4 com notas explicativas, a ser examinada pelo Subgrupo Técnico (TSG)

- junho de 2004: primeiro projeto completo da revisão 4 apresentado aos países para observações. Novo questionário a ser devolvido em novembro de 2004.

- antes do final de 2005: proposta da ISIC/CIIU 4 incorporando as opiniões dos países, trabalhada pelo Subgrupo Técnico - TSG e aprovada pelo Grupo de Especialistas para a aprovação da Comissão de Estatística na reunião de 2006.


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística