Esta página disponibiliza as classificações estatísticas nacionais, para temas selecionados, usadas no sistema estatístico e nos cadastros administrativos do País e as classificações internacionais a elas associadas.

Foram selecionadas, para inclusão nesta página, duas classificações internacionais relevantes para o estudo do meio ambiente: a Classificação de Atividades e Despesas de Proteção Ambiental - CEPA e a Classificação de Lixo/Resíduos Tóxicos - EWC.

A Classificação de Atividades e Despesas de Proteção Ambiental - CEPA-2000 (Classification of Environmental Protection Activities and Expenditure) é uma classificação genérica, para atender a objetivos múltiplos, relacionados à proteção ambiental. É usada para classificar transações e atividades cujo objetivo principal seja a proteção ambiental. A CEPA 2000 é uma revisão simplificada da Classificação de Atividades de Proteção Ambiental - CEPA -1994 (Classification of Environmental Protection Activities).

A Classificação Estatística Européia de Resíduos (European Waste Classification for Statistics (2010) - EWC - Stat version 4 ) é a classificação de referência da Comunidade Européia, cujo objetivo é melhorar a eficiência na organização das informações referentes às atividades de manejo de lixo e resíduos. O EWC se aplica a todo tipo de lixo e resíduo, independentemente de que ele seja destinado a venda, distribuição e controle ou seja usado para operações de recuperação.

Estas classificações estão disponíveis em vários idiomas no servidor de classificação do Eurostat (RAMON no endereço: http://ec.europa.eu/eurostat/ramon/index.cfm?TargetUrl=DSP_PUB_WELC), que é a instituição responsável por sua gestão e manutenção


© 2014 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística